segunda-feira, 19 de maio de 2014

BBC de Londres entrevista Deputada sobre a prostituição infantil no Brasil

Após receber os jornalistas Chris Rogers, Matt Roper e sua equipe da BBC de Londres em minha casa, neste domingo, dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infantil, nos dirigimos para gravar em um dos quiosques do Posto Seis em Copacabana.

Em entrevista exclusiva para o Programa Panorama que vai ao ar dia 3 de junho, na BBC de Londres, sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil e os avanços da CPI que investiga a rota desse crime, da qual sou a relatora, disse a Chris Rogers, que  tenho percorrido vários estados para ouvir em diligência denúncias de abusos e exploração sexual de meninas e meninos, principalmente no nordeste. Mencionei  também que  muitas meninas ribeirinhas e balseiras estão sendo prostituídas e algumas traficadas para o Suriname. A CPI também constatou a migração de meninas para a prostituição em áreas, onde estão sendo realizadas grande obras, como em Monte Belo.

O governo tem enfrentado o problema, inclusive com a realização de campanhas, mas creio ser  necessário uma fiscalização mais intensiva nesses locais para impedir essa prática. Para que isso ocorra, no entanto é preciso acabar com a impunidade. O aliciador, assim como o explorador ou quem quer que seja que se beneficie com esse tipo de crime tem que ser severamente punido.


Muitos me perguntam o que leva uma menina a se prostituir? Creio que uma série de fatores a começar pela pobreza  aliada ao descaso, em alguns casos dos próprios pais e das autoridades, como um todo.  Quero ressaltar que as nossas crianças não nascem prostitutas, elas são prostituídas. Uma de nossas propostas é acabar com a imagem de que no Brasil é fácil ter sexo com crianças, porque é essa imagem que é vendida no exterior. Tenho plena consciência da gravidade do problema que requer tempo para ser resolvido, mas vários segmentos da sociedade já estão engajados nessa luta, porque precisamos resgatar a infância de nossas crianças. Recentemente foi aprovado o projeto de lei que torna crime hediondo explorar sexualmente crianças e adolescentes. Quem for condenado pela prática fica impedido de obter anistia, graça ou indulto e até de pagar fiança. 
Apesar de todas as dificuldades estamos trabalhando e lutando em defesa de nossas crianças para que tenha uma vida digna e saudável.


Nenhum comentário: