quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

No mundo, uma em cada 14 mulheres é agredida sexualmente



Maiores taxas foram registrados na África Subsaariana, com um recorde de 21%
Na América Latina, a região andina lidera o ranking (16,6%), seguida pela América Central (9,3% ) e Brasil (8,3%)

Manifestantes protestam contra estupro em Nova Délhi SAJJAD HUSSAIN / AFP

ÁFRICA DO SUL - Uma em cada 14 mulheres foi sexualmente agredida por alguém que não era seu parceiro, de acordo com o primeiro estudo sobre a violência sexual contra as mulheres do mundo, publicado nesta quarta-feira. Embora os números sejam ainda parciais, e até inexistentes em alguns países, os autores do relatório publicado pela revista científica britânica “The Lancet” são categóricos: a violência sexual é uma experiência comum compartilhada por mulheres em todo o mundo. Os pesquisadores examinaram a situação em 56 países, com base nos resultados de 77 estudos. No total, 7,2 % das mulheres questionadas admitiram que haviam sido abusadas sexualmente.

- Nós descobrimos que a violência sexual é endêmica em quatro regiões, com taxas que chegam a mais de 15% das mulheres em algumas regiões - afirmou o autor do estudo, Naeemah Abrahams, que admitiu que o conceito de agressão sexual não foi padronizado no mundo.

As maiores taxas foram registradas na África Subsaariana, com um recorde de 21% na África Central e 17,4% na África Austral. Na América Latina, a região andina lidera o ranking (16,6%), seguida pela América Central (9,3%) e Brasil (8,3%). No Cone Sul, Argentina e Uruguai têm uma incidência muito menor (1,9%). As taxas observadas no Sul da Ásia também são mais baixas (3,3%), assim como no Norte da África e no Oriente Médio (4,5%).
Na Europa, a situação é mais contrastada: os países da Europa Oriental têm as taxas mais baixas (6,9%), contra 10,7% na Europa Central e 11,5% na Europa Ocidental.
Fonte: O GLOBO (Email) Com agências internacionais


Nenhum comentário: