Atenção mulheres: O Instituto Nacional do Câncer (INCA) alertou sobre a importância do exame de mamografia a cada dois anos para quem tem entre 50 e 69 anos. A recomendação foi feita durante a abertura do seminário “Controvérsias no tratamento de câncer de mama no estadiamento inicial”.
O Brasil deu um salto na produção de mamografias. Em 2000, foram realizadas 1,3 milhões e, em 2007, foram 2,9 milhões.
Precisamos ficar atentas. O câncer de mama é o tumor que mais mata as mulheres no nosso país. São cerca de 11 mil mortes por ano pela doença. O Rio de Janeiro está entre os estados com mais mortes (16,80 por 100 mil). No Rio Grande do Sul, são 15,54 por 100 mil e, no Distrito Federal, são 15,40 por 100 mil.
Outra recomendação importante do INCA é que toda mulher saiba que o controle do peso corporal e da ingestão de álcool, a amamentação e a prática de exercícios físicos são formas de prevenir o câncer de mama.
Como vereadora da Cidade do Rio de Janeiro, criei a Lei nº 3749/04 que prevê programas de prevenção e tratamento do câncer de mama a serem instituídos pela prefeitura. Isto inclui seminários, conferências e campanhas preventivas, com divulgação das causas, consequências, dos modos de prevenção e tratamento da doença. A lei prevê, ainda, que a rede pública promova ações específicas no tratamento do câncer de mama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário