sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Brasil não conseguirá erradicar trabalho infantil até 2020, afirma entidade



A secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil, Isa Maria de Oliveira, afirmou nesta quarta-feira, em audiência pública, que a meta estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) de erradicação do trabalho infantil no mundo até 2020 não deverá ser alcançada pelo Brasil. Segundo ela, no ritmo atual, o País só vai conseguir erradicar o trabalho infantil dentro de 20 anos, ou seja, em 2033. O debate foi promovido pela CPI que apura a exploração do trabalho infantil.

De acordo com a secretária-executiva, de 2000 a 2011, o Brasil tirou apenas 502 mil crianças, do total de 3,4 milhões em situações de trabalho precário e de risco para saúde. Hoje, cerca de 2,9 milhões de adolescentes de 14 a 17 anos trabalham. Desse total, 1,6 milhão está fora da escola.

Isa Oliveira disse que, para avançar nessa área, o Brasil precisa respeitar a legislação de maneira rigorosa.
“O que está posto na Constituição:  com idade inferior a 16 anos, todas as formas de trabalho infantil são proibidas, com exceção da aprendizagem, para adolescentes a partir de 14 anos. Hoje, dois milhões de jovens entre 16 e  17 anos trabalham, mas apenas 400 mil têm carteira assinada”, afirmou.

Desenvolvimento
- O representante do Fundo das Nações Unidas para aInfância (Unicef) na audiência, Gary Stahl, destacou que o trabalho infantil atrapalha a vivência plena de todas as etapas do desenvolvimento da criança. Para ele, “deve ser mudada a concepção cultural de que os jovens e as crianças têm que trabalhar,  para o aumento da renda familiar ou melhoria da formação profissional”.

Fonte: Jornal da Câmara

Nenhum comentário: