quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Denúncias de exploração sexual de crianças em Altamira levam CPI ao Pará





 
Queremos detectar essa rede de prostituição. Vamos também aos estados ouvir os indiciados, até aqueles que estão presos em Belém. Nós queremos ouvi-los porque dali,  podemos traçar uma linha de investigação mais apurada e desbaratar essa quadrilha.
Ainda de acordo com o que  ficou acertado, o  próximo passo  da  CPI que investiga denúncias de turismo e exploração sexual de crianças e adolescentes será a realização de  audiência pública sobre o caso de jovens e mulheres explorados em Altamira, no Pará.  Agora, em fevereiro, cerca de 30 pessoas foram libertadas, após operações da Polícia Civil e do Conselho Tutelar de Altamira. Sem dúvida. Essa audiência vai esclarecer o caso e facilitar o processo de investigação no Pará.
A aprovação de requerimentos para diligências em outros estados e para novas audiências públicas foi a pauta da reunião comandada pela presidente da CPI, Erika Kokay.  A próxima audiência pública vai contar com a presença da conselheira tutelar que recebeu a denúncia de exploração sexual no interior do Pará e a mãe de uma criança listada entre as vítimas. Um dos requerimentos aprovados pediu acompanhamento direto das investigações em Vitória do Xingu, onde há suspeita de tráfico humano e exploração sexual infantil.
O Ministério Público apura o caso para definir se houve ou não crime de trabalho escravo, já que as pessoas foram mantidas em cárcere privado e obrigadas a se prostituir. A audiência que vai tratar do tema na CPI da exploração sexual de crianças e adolescentes está marcada para a próxima terça-feira, dia 5 de março.
Uma das prioridades da comissão este ano é ficar atenta para proteger os direitos das crianças e adolescentes durante eventos como a Copa de 2014.  A  deputada Kokay disse que o Brasil precisa se preparar para receber os grandes eventos internacionais, que vão provavelmente aumentar o fluxo de turistas  no Brasil. Essa CPI é de enfrentamento à exploração e ao turismo sexual envolvendo crianças e adolescentes.
A CPI aprovou ainda requerimento para convocar todos os gestores da Copa em todas as unidades da federação que receberão os jogos. O objetivo é trabalhar para se criar paradigmas de proteção às  crianças e adolescentes.

Nenhum comentário: