terça-feira, 14 de agosto de 2012

Crianças com deficiência têm quatro vezes mais chances de sofrerem violência física e sexual





Segundo números do Disque 100, que recebe denúncias 24 horas por dia em todo o Brasil, de janeiro a abril de 2012 foram recebidas 34.142 denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes. Se comparado a 2011, houve aumento de 71% no número de denúncias, sendo que 22% das notificações registram violência sexual. Ainda de acordo com a deputada federal Liliam Sá, com base nos dados do Disque 100, de janeiro a junho de 2012 houve 15,5 mil denúncias de violência contra crianças e jovens com deficiência, sendo 671 denúncias de violência sexual. O Brasil apresenta quase 3,5 milhões de crianças e adolescentes até 14 anos com alguma deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A situação é ainda pior para as crianças com deficiência, já que elas têm quatro vezes mais chances de sofrerem violência física ou sexual, segundo pesquisa divulgada em julho pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O estudo avaliou 18 mil crianças de países desenvolvidos, detectando que a negligência, as dificuldades de fala e a discriminação tornam esse grupo mais exposto à violência.
 A deputada Liliam Sá é autora e relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito que já realizou diligências nos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A CPI tem como objetivo mapear a ação do Poder Público em diversos pontos do País, no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.
(Agência Câmara de Notícias)


Nenhum comentário: