segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Só 13 escolas públicas estão entre as cem melhores no Enem


É triste ver o resultado das escolas públicas do nosso país na prova do Enem 2010 (Exame do Ensino Médio realizado em todo o Brasil). Apenas 13 escolas públicas aparecem na lista das cem melhores, ou seja, as 87 melhores são particulares. O primeiro lugar ficou para o Colégio São Bento, do Rio, particular.
Nenhuma escola estadual ou municipal apareceu entre as cem primeiras. As escolas públicas que se destacaram são colégios militares, de aplicação de universidades, escolas federais e escolas técnicas. Oito em cada dez escolas públicas ficaram abaixo da média. A média geral dos estudantes do último ano do ensino médio foi de 553,73 pontos, numa escala até 1.000.
A cada dia que abrimos as páginas sangrentas dos nossos jornais e nos deparamos com notícias de violência, muitas vezes envolvendo crianças e adolescentes, vemos a falta que investimentos em educação fazem. Nossos governantes precisam destinar mais verbas para a educação e rever os salários dos professores. Se o resultado do exame foi tão ruim para as escolas públicas, sua didática deve ser revista. O péssimo resultado não pode passar em branco, mas sensibilizar nossas autoridades para um plano de mudanças em nossa educação. Do jeito que está não pode ficar. 


Nenhum comentário: