sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pela proibição dos castigos físicos


        Defendi, no Seminário sobre Experiências de Legislação Contra Castigos Corporais de Crianças e Adolescentes, na Câmara, a aprovação do Projeto de Lei do governo, em tramitação, que proíbe castigos físicos ou tratamentos que humilhem crianças e adolescentes (PL 7672/10). O evento contou com a presença de Xuxa Meneguel e da rainha Silvia, da Suécia.  
        O projeto causa polêmica, já que muitos dizem que o Estado não deve interferir na educação intrafamiliar das crianças. Contudo, é preciso que criemos uma cultura de paz em nossos lares. O que educa não é a palmada, mas o amor que os pais têm em relação a seus filhos.
        A Suécia tem uma lei que proíbe castigos físicos contra crianças há mais de 30 anos. As mudanças provocadas pela lei são claras. Hoje, somente 1,5% das crianças na Suécia apanham dos pais. Esse cenário ainda está longe de ocorrer no Brasil.
        Aqui, os números da violência infantil são assustadores. A Unicef estima que cerca de 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil. Os maus-tratos geram problemas psicológicos que podem comprometer, permanentemente, o futuro de nossas crianças.

Um comentário:

Rafael disse...

Parabéns pelos projetos sociais que desenvolve. Atitudes assim que fazem do nosso mundo um lugar com mais amor. Que Deus esteja contigo sempre!