sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dor e solidariedade

NOVAS CATÁSTROFES TÊM QUE SER EVITADAS COM FISCALIZAÇÃO
Venho prestar minha solidariedade às vítimas da maior catástrofe natural da história do Brasil que deixou, até onde se sabe, 546 mortos na Região Serrana do Rio. Dói ver a destruição provocada pelas enxurradas que arrastaram casas, prédios e o maior bem: a vida. Aos moradores de Petrópolis, Teresópolis e aos meus amigos da cidade amada, Friburgo, meu carinho. Temos que reconstruir essas cidades.
Em meio a tanta tragédia, admiro a atenção da nossa presidente, Dilma Roussef, que agiu rápido, visitou as áreas atingidas e, tomada de grande sensibilidade, liberou R$ 780 milhões para os municípios do Rio de Janeiro e São Paulo atingidos pelas chuvas.
Parabéns às Forças Armadas, ao Corpo de Bombeiros e aos moradores que, voluntariamente, trabalham na busca de sobreviventes e na tentativa de minimizar tanto sofrimento.
Para combater as tragédias da chuva, nossos governantes precisam criar políticas de combate às catástrofes naturais que se adaptem às mudanças climáticas, que, segundo especialistas, contribuíram para esse desastre. Não dá mais para permitir a construção de casas nas encostas onde o risco de desabamento é constante. A fiscalização dessas construções tem que ser aumentada. É inaceitável, por exemplo, que ainda haja pessoas morando em casas condenadas no Morro dos Prazeres, no Município do Rio, mesmo depois das trágicas chuvas de abril de 2010. E por pura falta de opção.

ONDE DOAR: A população de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis precisa de alimentos, colchões e de sangue. Veja abaixo onde você pode doar.
Hemorio - O Hemorio fez um apelo para que a população doe sangue. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro do Rio. O órgão funciona diariamente das 7h às 18h, inclusive em sábados, domingos e feriados. Disque-Sangue (0800-282 0708).
Polícia Militar - Todos os batalhões de Polícia Militar do Rio estão funcionando com centros de doações de sangue para as vítimas.
Cruz Vermelha - Localizada na Praça Cruz Vermelha 10, no Centro do Rio, recebe água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais), leite em pó, colchões, roupa de cama, banho e cobertores.
Doações na Rodoviária - Na Rodoviária Novo Rio, as doações para a Cruz Vermelha estão sendo recebidas no piso de embarque inferior, das 9h às 17h.

Nenhum comentário: