quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Exercício físico reduz risco de câncer nas mulheres

Aqui vai um incentivo às mulheres que querem deixar o sedentarismo e não conseguem: um estudo americano mostrou que aquelas que se exercitaram por pelo menos 150 minutos por semana apresentaram risco menor de desenvolvimento de câncer de endométrio – tumor maligno comum nos órgãos genitais femininos.
A pesquisa foi realizada na Escola Yale de Saúde Pública, nos Estados Unidos. O risco reduzido de se contrair a doença por conta dos exercícios físicos foi verificado tanto para mulheres com peso normal como com sobrepeso ou obesas.
Os pesquisadores avaliaram 668 mulheres com câncer de endométrio e compararam os resultados com os observados em 665 outras sem tumores. As que praticaram exercícios por 150 minutos ou mais por semana tiveram risco 34% menor de desenvolver câncer de endométrio do que as que não fizeram atividade física.
O risco de contrair a doença foi menor ainda entre as mulheres ativas e com índice de massa corporal (IMC) inferior a 25 – elas apresentaram risco 73% menor do que as que não praticaram exercícios e tinham IMC maior do que 25.
Mas os efeitos do exercício físico se mostraram importantes mesmo entre as mulheres com sobrepeso. As que tinham IMC acima de 25, mas fizeram mais de 150 minutos de exercícios físicos por semana tiveram risco 52% menor de desenvolver câncer de endométrio.
Os benefícios dos exercícios físicos vão além do que mostrou a nova pesquisa: reduzem o colesterol, evitam doenças do coração e aumentam a auto-estima, melhorando a capacidade de lidar com os problemas.
Que tal tomarmos uma atitude hoje e partirmos para a atividade física, nem que seja uma boa caminhada regular?

Nenhum comentário: