A matéria do jornal O Dia de hoje traz o pedido do Ministério Público de pagamento de multa pela procuradora Vera Lúcia Sant’anna Gomes por descumprimento dos deveres de tutela em guarda. Como lamentamos ontem, a procuradora é acusada de espancar a filha adotiva, T., de apenas 2 anos.
O jornal também traz dados de violência física registrados pela Comissão da Criança da Câmara, da qual sou presidente. Só de janeiro a 11 de abril deste ano, recebemos 31 denúncias de maus-tratos contra meninos e meninas, sendo 10 de espancamento. Vale lembrar que esses são dados registrados apenas no 0800-2829-996, da Comissão. Fora os casos que chegam direto aos Conselhos Tutelares e às delegacias. E sem falar nas situações de sofrimento que não são denunciadas.
Precisamos de mais delegacias específicas no combate à violência contra nossas crianças. Só temos uma Delegacia da Criança e do Adolescente (DCAV) para todo o Estado do Rio de Janeiro onde o delegado tem que se desdobrar. A DCAV só funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h. Num domingo, liguei para lá porque vi uma menina com muitas semelhanças com uma que está desaparecida. E a delegacia não funcionava.
Nossos governantes precisam entender que criança é prioridade. O futuro de desenvolvimento com menos violência que tanto buscamos depende de uma infância decente. Nossos impostos precisam ser gastos principalmente com o que é emergencial.
Se você conhece alguma criança ou adolescente que está sendo espancado, abusado sexualmente ou sofrendo qualquer tipo de maus-tratos, ligue para o 0800-2829-996. Sua identidade será preservada. E você ajudará a salvar uma criança. OMISSÃO É CRIME!
Nenhum comentário:
Postar um comentário