quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Deputada Liliam Sá faz discurso de agradecimento aos eleitores

Eu quero, em primeiro lugar, parabenizar a Erika Kokay pelos quase cem mil votos que ela recebeu na eleição, bem merecidos. Deputada Erika, V.Exa. mereceu, principalmente pela questão de combate à pedofilia e à exploração sexual. V.Exa. foi a Presidente de uma CPI tão importante nesta Casa, da qual fui a Relatora, que prendeu o maior pedófilo do Brasil e colocou pessoas que estavam envolvidas na rede de exploração sexual na cadeia. Sinto-me muito feliz pela sua vitória.
Quero dizer que o Brasil, em 2015, ocupará o posto de país mais desigual da América do Sul em representação feminina no Legislativo. Quero destacar que apesar de toda a campanha de apoio para o aumento da participação feminina na política, que foi incentivada pela Justiça Eleitoral, nas eleições deste ano, não conseguimos um bom desempenho. Apesar de os partidos terem cumprido a cota de 30% de mulheres candidatas e do aumento de 13% na participação das mulheres na Câmara dos Deputados, a bancada feminina passou de 45 para 51. O resultado foi decepcionante.
A falta de compromisso e de apoio financeiro dos partidos na inclusão da mulher nas instâncias do poder contribuiu para esse péssimo resultado. Precisamos quebrar esse paradigma de que o lugar da mulher é no espaço privado e não na vida pública.
Defendo uma reforma política que garanta o financiamento público de campanha e o voto em lista fechada com alternância de gênero, para que possamos alcançar mais espaços no poder.
Aproveito a oportunidade para agradecer ao Deputado Garotinho pelo seu apoio à minha candidatura ao Senado e aos mais de meio milhão de votos que recebi no último domingo. Quero agradecer a Deus por essa oportunidade. Muito obrigada a todos pelo voto de confiança.
Minha luta pela valorização da mulher e o combate à pedofilia vai continuar.
Quero parabenizar todas as Deputadas eleitas pelo meu Estado, o Rio de Janeiro, e todas as outras dos outros Estados também. Sei como é difícil uma mulher conseguir chegar até aqui. Em especial, parabenizo a jovem Deputada Clarissa Garotinho, que teve mais de 330 mil votos. Tenho certeza de que essas Deputadas representarão muito bem o nosso Estado.
Apesar de eu não estar mais aqui em 2015, deixo o meu abraço a todos. Deputada Erika Kokay, a luta no combate à exploração sexual e à pedofilia, no meu Estado, continua.

Nenhum comentário: