segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

CPI ouve suspeito do desaparecimento de 12 pessoas no Rio



Na próxima quarta-feira (4), a comissão parlamentar de inquérito que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes vai ouvir o depoimento de Fernando Marinho de Melo. Ele deverá prestar esclarecimentos sobre o desaparecimento da adolescente Larissa Gonçalves, ocorrido em 2008, no Rio de Janeiro.

A relatora da CPI, deputada Liliam Sá, do Pros do Rio de Janeiro, afirma que 12 de 17 casos de desaparecimentos na região do Rio de Janeiro apontam para o nome de Fernando Marinho de Melo. Ele foi reconhecido por testemunhas como sendo o autor dos crimes, porém só dois  casos foram encaminhados ao Ministério Público e processados.

Um deles é o de Larissa, sequestrada no dia 31 de janeiro de 2008, dentro de sua casa no bairro de São Cristóvão. Testemunhas presenciaram quando o acusado se apresentou como técnico de TV e depois o viram saindo com a menina e a TV que ele roubou. Segundo as testemunhas, Fernando de Melo teria  pego um táxi e seguido até o camelódromo da Rua Uruguaiana, no centro do Rio de Janeiro. Depois disso, a menina nunca mais foi vista.
Fernando de Melo foi condenado a quatro anos de prisão, mas a pena foi convertida em prestação de serviços comunitários.

Na semana passada (26/11), a deputada Liliam Sá e a deputada Érika Kokay, do PT do Distrito Federal, reuniram-se com o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra. Elas solicitaram que o órgão atue em parceira com a Polícia Civil do Rio de Janeiro na investigação desses casos de desaparecimento, porque existe suspeita de que tenha ocorrido tráfico internacional de pessoas, como explica Érika Kokay:

"Há um sentimento das mães de muita impotência. As mães, que muitas vezes têm elementos concretos que apontam, com evidências extremamente graves, não têm resposta do ponto de vista da polícia do estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, viemos aqui para ver a possibilidade de a Polícia Federal contribuir nesse processo de investigação. Até porque há suspeitas de envolvimento dos desaparecimentos terem uma relação com o tráfico internacional [de pessoas]”.

A CPI também aprovou requerimento para que um delegado da Polícia Federal acompanhe o depoimento de Fernando Marinho de Melo, que está marcado para esta quarta-feira, às duas e meia da tarde.

Fonte:Rádio Câmara/ Brasília

Nenhum comentário: