quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Conselhos tutelares recebem equipamentos para melhorar trabalho com crianças e adolescentes

Uma das mais antigas reivindicações dos conselheiros tutelares foi atendida nesta terça-feira, dia 14 de outubro. Em comemoração aos dez anos do Disque 100, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) entregou de forma simbólica, mil conjuntos de equipamentos para conselhos tutelares de todo o país. Um carro, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro.
Como autora e relatora da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, quero ressaltar que minha luta por melhorias para os conselhos tutelares não é de agora, já que reconheço a importância deles na luta em defesa de nossas crianças. Nesse sentido apresentei emendas na Secretaria de Direitos Humanos, para fortalecer os Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro. Já foram contemplados os municípios de Araruama,  Iguaba Grande, Mangaratiba, Miracema, Nova Iguaçu, Rio Bonito e Silva Jardim. Os que estão em processo de aprovação são: Búzios, Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Paty do Alferes, Petrópolis, Quatis, Resende, Saquarema, Seropédica, Três Rios e Volta Redonda.

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que o conselho tutelar tem por missão zelar, em nome da sociedade, pelos direitos da criança e do adolescente. Embora a sua existência esteja prevista em lei, muitos conselhos sofrem com a falta de estrutura. Dados do Disque 100, serviço que recebe ligações sobre violações de direitos humanos, mostram que, somente no primeiro semestre de 2013, foram encaminhadas 73.579 denúncias aos conselhos tutelares. Em muitos casos, a resposta chega atrasada devido à falta de estrutura.

A meta do governo é equipar todos os 5.924 conselhos tutelares do país até 2015. Para receber os equipamentos, o município deverá se cadastrar na SDH. Em seguida, o conselho tutelar a ser equipado também deverá se cadastrar. A intenção é potencializar o abastecimento do Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia), banco de dados na internet que registra localmente os atendimentos do conselho. O processo será monitorado pela SDH.

Dados do Disque 100 mostram que o serviço prestou, de maio de 2003 a junho de 2013, mais de 3 milhões de atendimentos e registrou mais 430 mil denúncias relativas a violações de direitos de crianças e adolescentes. As denúncias são encaminhadas aos conselhos tutelares, ao Ministério Público e às delegacias para apuração e adoção das providências cabíveis.
Fonte: Agência Brasil


Nenhum comentário: