sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Chuva castiga e arrasa Xerém


Deputada mostra uma casa que foi totalmente inundada

Estive nesta quinta-feira, dia 10 de janeiro, no bairro Café Torrado em Xerém, Duque de Caxias, o mais castigado pela tromba d’água que ocasionou inundações e deslizamentos de terra na área.
Com o Pastor Ésio Leme, da Igreja O Brasil Para Cristo

A força das águas do Rio Capivari inundou e destruiu casas, arrastou árvores, derrubou postes, espalhou móveis pelas ruas e em diversos pontos é possível ver amontoados de troncos. Muitas ruas continuam alagadas e com muita lama,  praticamente intransitável. O bairro do “Café Torrado" quase desapareceu.

Um enorme buraco no meio da rua, teve que ser aterrado para que os carros pudessem passar, só assim foi possível prosseguir em direção à Igreja O Brasil Para Cristo, onde minha equipe descarregou do caminhão e da  Kombi, mantimentos, água e roupas que foram entregues ao Pastor Ésio Paes Leme de Oliveira, que fez da igreja um pólo de arrecadação.
A força das águas do Rio Capivari arrastou casas e árvores



A igreja  tem acolhido e prestado auxílio aos desabrigados, já que a maioria perdeu tudo.  A situação é dramática, devido à chuva contínua e também com possíveis casos de leptospirose.
 Estou muito sensibilizada com a situação dos moradores, já que ao percorrer à área, pude ver de perto a dor  e o sofrimento das pessoas que perderam suas casas, e enfrentam o desafio de recomeçar a vida após o distrito ser devastado pelo temporal.
Os moradores foram pegos de surpresa pela forte chuva

As fortes chuvas foram responsáveis por destruir 200 casas e deixaram outras 300 danificadas. Foram 212 milímetros de chuva em 24 horas, mais da metade do previsto para todo o mês de janeiro. Oficialmente foram registradas três mortes, mas de acordo com os moradores o número de óbitos é bem maior.
Moradores perderam praticamente tudo








Nenhum comentário: