segunda-feira, 26 de março de 2012

Lançado PSD Mulher: uma nova história na nossa política

        Coordenei, hoje, na Alerj, o lançamento do PSD Mulher Estadual, juntamente com as deputadas estaduais Graça Pereira, Claise Maria e Myrian Rios, e a secretária do Procon Carioca, Solange Amaral.   
       O plenário estava lotado de mulheres dispostas a militar no partido e fazerem a diferença na política de acordo com os ideais democráticos e sociais do PSD. Marcaram presença o deputado estadual André Corrêa e o deputado federal Arolde Oliveira.
           No encontro alusivo ao Dia Internacional da Mulher, falei das principais conquistas contra a discriminação de gênero. Podemos comemorar os 80 anos do voto feminino e 5 anos da Lei Maria da Penha, um instrumento poderoso para coibir a violência doméstica. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal fortaleceu o combate a essa violência ao decidir que, se um homem agredir uma mulher, será processado, mesmo que ela não apresente denúncia e ainda que ela retire a queixa.
         Outra conquista foi a Lei 12.034/09 que determina que os partidos são obrigados a preencher a cota de 30% de vagas destinadas a candidaturas de mulheres, além de destinar 5% dos recursos do Fundo Partidário à criação e manutenção de programas de promoção da participação política das mulheres. Devem reservar também ao menos 10% do tempo de propaganda partidária para a participação feminina.
            Mulheres de destaque receberam diplomas, entre elas a major Priscilla Azevedo, da UPP do Morro Santa Marta, que ganhou o prêmio Mulher Coragem nos Estados Unidos. A major contou sua experiência em que foi sequestrada e levada para uma favela em São Gonçalo onde foi brutalmente torturada. A major conseguiu prender a quadrilha que a sequestrou. Disse que Deus transformou sua maldição em bênção. Foi a primeira mulher a coordenar projeto de UPPs no Rio.
          Também foram homenageadas Ruth Pessanha Vianna, escritora e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil; Gisélia dos Santos Gonçalves, pastora da Igreja Batista Nova Filadélfia, Ministério Brasas Vivas, em Coelho Neto; e Iara da Silva Barros, presidente do Centro de Desenvolvimento Social da Mulher (CEDSON), entre outras mulheres.






2 comentários:

Cuidando da Natureza disse...

Querida Dep. Lílian,
Você é uma bênção no meio político! Mulher cristã que faz a diferença nas causas que abraça. Obrigada pelo presente de "Mulher Destaque 2012". Ao Senhor toda honra e glória! Que Ele a abençoe cada vez mais, guie seus passos e ilumine seu caminho!

ANA PAULA ANDRADE disse...

PREZADA DEP LÍLIAN,
ADMIRO SEU TRABALHO, E COMO SERVE DE DEUS, VEJO DEUS ATUANDO CADA VEZ MAIS EM SUA VIDA E DINAMISMO.
MORO NO INTERIOR DO MATO GROSSO, E GOSTARIA DE INFORMAÇÕES LEGAIS, JURÍDICAS SOBRE PSD MULHER, VISTO QUE MEU PAI É CANDIDATO A PREFEITO, E POR SER SOCIÓLOGA, PRETENDO DESENVOLVER ALGUNS PROJETOS A PARTIR DO PSD MULHER, AGUARDO INFORMAÇÕES, ATT ANA PAULA andrade.anaandrade@hotmail.com