segunda-feira, 14 de junho de 2010

Rio é recordista na exploração da mão-de-obra infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado neste sábado, dia 12 de junho, trouxe à tona a dura realidade sofrida por nossas crianças: a impiedosa exploração da mão-de-obra infantil. Para que se tenha ideia da dimensão do problema, 16.894 crianças e adolescentes foram retiradas do trabalho infantil pela fiscalização do Ministério do Trabalho entre 2007 e 2009. Este ano, já foram 811 crianças. Como presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, temos, através do telefone 0800-2829-996, recebido denúncias de todo tipo de violência contra meninos e meninas, inclusive a exploração da mão-de-obra infantil.

O Rio de Janeiro, assim como os Estados do Ceará e Pernambuco, é recordista na exploração de mão-de-obra infantil nos canaviais. Isso sem contabilizar o trabalho doméstico, o tráfico de drogas e a venda de doces nas esquinas.

Para a erradicação do trabalho infantil, é necessária uma articulação entre todos os níveis de governos e a participação da sociedade. É preciso que os governos federal, estadual e municipal venham a interagir de uma maneira articulada e totalmente integrada, promovendo políticas públicas de assistência social, educação, saúde, trabalho e fiscalização, além de sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para combater esse crime.

Nenhum comentário: