terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mulheres querem fazer a diferença na Política

  LILIAM SÁ

A vereadora Liliam Sá reuniu quase 200 mulheres de vários segmentos na sede do PR no Rio, segunda, 28 de setembro. O motivo? Engajá-las na luta por políticas públicas voltadas para elas. Presidente municipal do PR, a vereadora Liliam Sá mostrou, em vídeo, a trajetória feminina na conquista dos seus direitos. “Apesar de tantas vitórias ao longo dos anos, muitas pessoas pensam que política é para homens. A mulher tem que acreditar na mulher. Queremos despertar em vocês o sentimento do novo. Precisamos de suas ideias e do seu trabalho”, disse Liliam Sá.

A vereadora lembrou que, no ano passado, as mulheres representaram 22,07% do total de candidatos a vereador no Brasil. Foram eleitas 6.508 mulheres, 12,52% do total de eleitos. De acordo com a Organização Internacional União Interparlamentar, o Brasil ocupa a 146ª posição no ranking de participação das mulheres nos parlamentos. “Que vocês mudem a história de suas vidas através do conhecimento. Que cada uma deixe de ser mais uma e faça a diferença”, conclamou Liliam Sá.


A mestra em Direito da Família e Direito Especial da Criança e do Adolescente advogada e professora Viviane Duarte Nizzo, do Instituto Metodista Bennett, palestrou sobre os direitos da mulher e lembrou que, quando eles surgiram, eram só direitos dos homens. Drª Viviane lembrou das leis em benefício das mulheres que só existem no papel, a exemplo da que “garante” políticas públicas para gestantes, lactentes e parturientes e alertou as mulheres para a falta de informação.

“Quantas abandonam os filhos em sacolas plásticas? Se não podem criá-los, podem entregar para adoção. Mas essa informação não é passada”, lamentou.

Do encontro saíram militantes e futuras candidatas que querem fazer a diferença na política.



Nenhum comentário: